Como Cuidar De Orquídeas - Segredo das orquídeas



Descubra o passo a passo de como cuidar de orquideas,com os segredos das orquídeas

ESPECIALISTA ENSINA COMO CUIDAR DAS ORQUIDEAS

Clique Aqui ➔http://mon.net.br/9ezy ) MANUAL COMPLETO COMO CUIDAR DAS ORQUIDEAS 
➔ http://mon.net.br/9ezy

"Como Cuidar De Orquídeas - Segredo das orquídeas"...


A "orquídea" é uma das flores mais vendidas nas floriculturas, segundo dados de 2010 do Sindicato do Comércio Varejista de Flores e Plantas Ornamentais do Estado de São Paulo (Sindiflores). 

Isso mostra que a planta provavelmente está na casa de muita gente, mas nem todos sabem cuidá-las adequadamente.

A produtora de "orquídeas" Márcia Sanae Morimoto, diretora técnica da Associação Orquidófila de São Paulo, explica que existem de 25 a 30 mil espécies naturais de orquídeas, além daquelas produzidas artificialmente através de cruzamento – espécies “híbridas” -, assim, o número de espécies da planta passa de 100 mil.

As mais comuns encontradas nas floriculturas, segundo ela, são: Cattleya, Laelia, Cymbidium, Dendrobium e Phalaenopsis.

O preço médio das orquídeas varia de 30 a 50 reais, conforme a espécie. Porém, compensa! Já que a planta pode durar gerações, se bem cuidada. 

Lembrando que as flores caem e florescem novamente, mas a planta pode ficar sempre saudável. “O tempo de duração de uma flor é de 2 a 3 semanas pra maioria das orquídeas, porém algumas como a Phalaenopsis, e alguns Dendrobium ficam floridas por 2 meses ou mais”, explica Márcia.

Cada espécie floresce numa determinada época do ano. “Em março, florescem a Cattleya labiata, Cattleya bicolor, Hadrolaelia pumila, entre outras. No outono florescem outras espécies e assim por diante”, diz.

Já uma planta de [orquídea] não tem duração definida: “Se você tiver os mínimos cuidados como rega, adubação, replantio, ela pode viver por décadas, existem plantas na mão de colecionadores que passaram de avôs para netos e ainda estão vivas, florescendo anualmente, mas pra isso é preciso muita observação e cuidados, evitando que seja atacado por pragas ou doenças, que em alguns casos, pode ser fatal”.

Os cuidados

Para manter as orquídeas dentro de casa, o que é muito comum, a produtora diz que depende das condições do ambiente: luz, umidade do ar e ventilação são essenciais. “Quando uma orquídea está florida, não tem problema levá-la para dentro de casa para apreciarmos de perto as flores, porém, para que elas fiquem bem e floresçam no ano seguinte, precisam de um ambiente arejado, com bastante luz indireta, o que dentro de casa às vezes faz falta”, lembra.

Ela sugere que a luz solar incida na planta em 50%, para isso, pode-se usar telas de sombreamento. “A luz solar da manhã até 9 horas e o da tarde após 17 horas são adequadas às plantas, mas nunca deixe sua planta no sol durante as horas mais quentes do dia, ou pode perder a planta”, acrescenta.

Ao regar a orquídea, de um modo geral, é melhor que sempre que seu substrato (material onde está plantada) esteja completamente seco. “Pode-se regá-las molhando as por inteiro, desde folhas até que a água escorra por baixo do vaso”, diz. Márcia também afirma que é importante deixar o ambiente úmido quando estiver muito calor. Se for ambiente externo, molhe o chão do local. Se for dentro de casa, você pode deixar um pano molhado embaixo do vaso.

Cuidados extras

- Além do ambiente e rega adequados, é bem vindo um replantio a cada dois anos para retirar raízes mortas, aumentar tamanho do vaso se os pseudobulbos estiverem para fora do mesmo, ou substrato muito velho, etc;"como cuidar das orquideas"

- Devemos também adubá-las mensalmente, por via foliar (pulverização, com adubo químico encontrado no comércio, que tenha um balanço de NPK 20-20-20),
por exemplo, seguindo a dosagem recomendada pelo fabricante;

- Cuidado com pragas: Pulgões,cochonilhas,lesmas,caracóis;são as mais comuns. Você pode limpar as suas plantas lavando-as com água, sabão de coco e uma escova de dentes bem macia. Isto geralmente elimina as cochonilhas e pulgões. Lesmas e caracóis podem ser retirados manualmente.

Salvando orquídeas

Muitas vezes, algumas espécies não encontram ambiente adequado e acabam não florescendo. Isso, segundo Márcia, pode ser por fatores como a falta ou excesso de luz, adubação ou água. Ela indica:

- Caso não floresça,procure ver se a planta está bem, se as raízes estão sadias;

- Mude-a de ambiente,procurando um lugar mais adequado;

- Se suas raízes estiverem escuras, tire-o do vaso, faça um replantio, elimine as raízes escuras com uma tesoura esterilizada. Deixe apenas as raízes sadias (brancas);

- Por último, há um método muito eficaz de salvar uma orquídea: amarrando-a numa árvore.


MANUAL COMPLETO "COMO CUIDAR DAS ORQUÍDEAS - SEGREDO DAS ORQUÍDEAS" 
-->  http://mon.net.br/9ezy 



--->  Como Cuidar De Orquídeas - Segredo das orquídeas